sexta-feira, 9 de abril de 2010

IL CHIANTI E A FONTANA DI TREVI



Você vai a Roma? Então vou te pedir uma coisa. Depois de visitar a Fontana de Trevi, ande alguns metros numa rua que fica a direita de quem está olhando para a Fontana. Lá fica a enoteca e restaurante Il Chianti. Entre e peça um Agnelo com batatas e uma garrafa de Sassoalloro (de Jacopo Biondi Santi).
A sobremesa fica a seu critério.
Para finalizar, entretanto, não esqueça o Vin Santo com cantucci.
Mas porque fazer esse pedido para todos os meus amigos que me contam que pretendem ir a Roma? Afinal, Roma é uma cidade com tantos atrativos tão mais famosos e festejados: Coliseu, Forum Romano até mesmo o Vaticano!
Ora! Justamente por isso. Se você for até Roma, qualquer outro programa certamente valerá a pena. Roma vale a pena sempre. Qualquer outra dica que eu desse aos meus amigos de verdade não seria mais que uma impessoal e óbvia recomendação presente em qualquer guia de viagens. O Il Chianti não. Esse é um lugar que eu realmente gostaria de compartilhar com vocês. Não é simplesmente um restaurante: é uma enoteca. Por outro lado, não é só uma enoteca: é um restaurante.
Se eu voltar em Roma 10 vezes, acho que comerei 10 agnelos e beberei 10 Sassoaloros. O quê de mais genuíno eu, como amigo, poderia indicar?
Para finalizar, algumas considerações mais diretas:
Sobre o Agnelo, uma palavra: coma! (lá ele);
Sobre o Sassoaloro, o nome do pai: Jacopo Biondi Santi;
Sobre o Vin Santo: é Santo;
Sobre o Cantucci: sem Vin Santo é duro;
Sobre a Fontana de Trevi: vá em todos os horários e sempre com quem você ama;
Sobre Roma: vá ao menos uma vez na vida.

Um comentário:

  1. Estive no Il Chianti há 2 semanas. Entrei por acaso e gostei muito. Boa carta de vinhos e boa comida.

    ResponderExcluir