quarta-feira, 24 de março de 2010

Itália. Uma incrível imersão no mundo dos vinhos.

Os três ou quatro fieis leitores deste blog sabem que, com exceção de um declarado movimento armado de palavras contra os vinhos dos EUA, não nutrimos preconceitos em relação a países ou castas. É bem verdade que as vezes sequer temos conceitos e sim opiniões em relação aos vinhos que provamos até hoje.
Também não pregamos nenhuma espécie de patriotismo enológico. Cremos que bons vinhos, atualmente, são produzidos em todo o globo (menos nos EUA e na China, embora já se saiba que eles vem aumentando a produção de um vinho chamado "Chatlô Petlus" e que pode ser comprado por "tlinta e cinco" no mercado negro).
Se provar vinhos de vários países é, na verdade, uma grande diversão, visitar esses países é uma experiência muito mais completa. Degustar um vinho é uma experiência dos sentidos muito mais plena quando você abre a garrafa dentro de um determinado contexto.
Talvez eu ainda esteja deslumbrado com a viagem recente para a Itália. Se for isso espero que, ao menos, eu consiga transmitir esse deslumbramento por meio das palavras.
De qualquer forma, com emoção ou não, vou aqui passar algumas dicas de vinhos que provei e lugares em que passei, desde Cinque Terre e seu vinho branco jovem e leve que combina perfeitamente com frutos do mar, até o excelente restaurante Il Chianti que, fazendo jus ao nome, serve uma gama fantástica de vinhos da Toscana que são perfeitos para acompanhar as comidas sensacionais que eles servem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário