domingo, 15 de novembro de 2009

ANGHEBEN - TOURIGA NACIONAL 2005 - A enoglobalização


Um vinho brasileiro com nome que parece* alemão - que segundo Bernard se pronunciaria "Anguirraben" ou algo parecido - e 100% Touriga Nacional, a mais típica das uvas portuguesas. Alguns céticos diriam que esse vinho tinha tudo pra dar errado. Mas não. Ele é, definitivamente, um bom vinho. Taninos marcantes. Bom corpo. Baixa acidez. Boa persistência. Notas florais e herbáceas, além de empireumáticas e baunilha. Em resumo: todos os requisitos de um bom vinho.
Esse é o fruto de mais uma das experiências dessa vinícola "laboratório" que tem obtido resultados interessantes em seus vinhedos de Encruzilhada do Sul na Serra do Sudeste (RS). Somente 6.700 garrafas foram produzidas na já famosa safra de 2005.
E não se pode esquecer do preço! (+ ou - R$ 30,00). Que Matt Kramer não se sinta desprestigiado, mas vou novamente citar Lawrence Osborne - afinal, quem tem pouco conteúdo se vale da leitura mais recente. Sobre os elevados preços dos vinhos nos dias atuais, ele destaca que "esses preços são um jogo entre pessoas para quem o dinheiro é uma coisa fluida, não algo finito e avaliado com cuidado." Como a minha grana é definitivamente finita, cada vez que provo um bom vinho na faixa dos R$ 30,00 me acho levemente mais esperto do que a maioria dos ursos.
A conclusão que se chega é de que, sem dúvidas, hoje se produz bons vinhos (com bons preços) nos mais diversos lugares do mundo, o que inclui o Brasil - é bom que os preconceituosos leiam! - e com as mais diversas castas que, saídas dos seus países de "origem", propiciam resultados interessantes para os produtores e consumidores que não tem medo de arriscar.

*a verdadeira origem do nome Angheben e mais detalhes sobre esse e outros vinhos podem ser conferidos no próprio site da vinícola www.angheben.com.br

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