segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lacryma Christi del Vesuvio 2007 - Mastroberardino - Onde há fumaça há... cinzas de vulcão?? *Postagem corrigida


Esse vinho já começa interessante, antes mesmo de ser aberto.
Segundo escrevem alguns, "existe uma lenda de que no século XV a família Borja produzia um vinho de nome Lacryma Christi e que envenenavam seus adversários com esse vinho."
Matt Kramer em seu Os sentidos do vinho, também relata que este vinho inspirou um poeta holandês que, em seus versos, se lamentou pelo fato de Cristo nunca ter derramado suas lagrímas na holanda - mal sabia ele que em compensação o Diabo iria fazer da holanda a terra mais liberal pra se fumar uma ervinha do capeta!
O que eu sei desse vinho é muito pouco. A única conclusão que pude chegar, além de que ele é um vinho muito agradável, é que ele é muito diferente das minhas referências e, portanto, acho que para entendê-lo melhor será necessário mais de uma garrafa (que problemão!).
A começar pela casta típica (Piedirosso) e a terminar pelos aromas e mesmo pelo sabor que me trouxe muito mais dúvidas do que esclarecimentos.
Se percebe que é um vinho frutado e redondo, mas não é só. Ele é muito mais que isso.
Rogério, com sua "napa de nariga" jura que ele tem algo de "fumaça". Vai ver é resultado do fato de suas uvas serem plantadas "nas encostas cobertas de cinzas do vulcão Vesúvio".
Eu passei longe de tudo isso.
Como foi ele que trouxe o vinho diretamente da itália...
O que se pode garantir, certamente, é que se você só traz uma garrafa e a abre na ausência de sua esposa, como ele fez, a fumaça que você pode sentir é do seu couro queimando!
Falando sério, é um vinho muito bom. Aos olhos é rubi profundo, límpido. Ao nariz se apresenta frutado, porém também gramíneo (mato, folha), leve baunilha e a fumaça de Rogério.

Na boca é um bom espelho dos aromas. Muito equilibrado e com uma persistência diferente (ele é longo, mas não em todos os aromas e sabores) Corpo médio. Acompanha bem qualquer massa com molho vermelho. No nosso caso foi um penne com tomates frescos e salsa de trufa (criação do próprio Rogério. É meu irmão!! rsrs)

O 2006 recebeu 89 pontos de RP. (É justamente o da foto, afinal, esquecemos de tirar a nossa)


Um comentário:

  1. Bom... Ainda não sei como vamos resolver o problema das muitas garrafas, até porque em Napoli esse é um vinho de 12 Euros e aqui é uma bagatela de 90 Reais. Mas ao menos uma garrafa eu vou ter que comprar para beber com minha digníssima!!!

    E dessa vez sem vocês!!!!

    ResponderExcluir