segunda-feira, 21 de setembro de 2009

QUINTA DA AVELEDA 2007 – BOM PRA ... SUSHI!


Na minha opinião – que ninguém pediu, eu sei – é possível passar anos tomando bons vinhos a preços acessíveis sem cometer um erro sequer. Basta não arriscar. O sujeito pode simplesmente ficar recorrendo aos produtores e produtos que conhece, além, é claro, de também optar pelas combinações mais tradicionais. O problema é que o medo de arriscar (e errar) embora possa agradar os convidados, tira totalmente a graça da coisa.
Se você tem amigos de verdade eles vão compreender se um dia você der alguma “pedrada”. Quer dizer... lógico que eles vão te sacanear, afinal, esse é o papel dos amigos de verdade!
A diversão da parada é essa. Arriscar, acertar, errar, aprender e dar risada.
Mesmo com essa introdução que mais parece uma justificativa, quero falar de um acerto.
Sábado passado uns amigos foram lá em casa pra fazer comida japonesa e, então, comecei a pensar no que poderíamos comprar pra acompanhar.
Achei então que uma opção poderia ser um vinho verde. Mesmo não tendo lido nada a respeito, resolvi arriscar, afinal, o pior que poderia acontecer era recorrer a umas Stellas e guaraná que já estavam de sobreaviso na geladeira.
Escolhi então o Quinta da Aveleda Reserva 2007 (alvarinho, loureiro e trajadura, +ou- R$ 40,00). Mesmo que nunca tivesse ouvido falar desse vinho, acho que acabaria comprando, afinal, ele é um vinho que sabe se vender. Uma garrafa que chama atenção por ser levemente azulada e em formato alongado e que, de quebra, se orgulha de trazer uma pretensiosa indicação de 92 pontos pela Wine & Spirits.
Na taça ele é extremamente límpido com reflexos esverdeados. Ele realmente chama a atenção pela apresentação.
Um bouquet delicado com algo de maçã.
Na boca é delicado e fresco sem o cansaço de uma doçura excessiva (PORRA ISSO TÁ GAY PRA CARÁLEO, MAS NA MORAL DÊEM UM DESCONTO!! É QUE A PORRA ERA ASSIM MESMO!)
PRA NÃO GERAR POLÊMICA VOU TERMINAR ESSE RELATO DIZENDO QUE É UM VINHO DA PORRA QUE ACOMPANHA BEM PEIXE CRU (SUSHI DE SALMÃO, PRINCIPALMENTE). COM SASHIMI DE ATUM ELE SE APAGA UM POUCO. E TEM QUE SER CRU ESSA PORRA, PORQUE COZINHAR PEIXE É COISA DE MULHERZINHA E DE FRESCO BASTA O VINHO!! TENHO DITO!

*ficha técnica - http://www.aveleda.pt/img/vinhos/24/PTQuintadaAveleda-49715.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário