terça-feira, 22 de setembro de 2009

EM PÉ OU DEITADO? COMO GUARDAR O VINHO.

Essa questão de conotação até mesmo sexual parece já estar superada pelos apreciadores de vinhos, afinal a grande maioria guarda, invariavelmente, seus vinhos deitados em berço esplêndido – salve Vanusa! Mas será que isso faz mesmo diferença?
Como o interessante é criar polêmica, vale trazer a informação de que estudos da Long Ashton Research Station, na Inglaterra, concluíram que não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre vinhos guardados por até dois anos na horizontal e na vertical. Na verdade, os vinhos guardados na vertical exigiram mais esforço para extração da rolha.Não custa divulgar também a lenda de que no Piemonte italiano é prática comum armazenar garrafas de Barolo e Barbaresco na vertical numa área inacessível da adega chamada infernot.

2 comentários:

  1. É meio confuso o tema, a respeito de se guardar
    as garrafas em pé ou deitadas.
    As vinícolas que já visitei em Bordeaux, as garrfas estvam deitadas.E a explicação era sempre manter as rolhas úmidas e que também alguns disseram que as rolhas de cortiça participam na maturação do vinho.
    Onde está a verdade?

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo Eros, agora, para aumentar a polêmica, descobriram garrafas em bom estado após quase 200 anos no fundo do mar. Não demora para surgir a teoria de que as garrafas devem ser guardadas imersas em água salgada. rsrs abraço

    ResponderExcluir