terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tempus Alba


Passei a apreciar os vinhos da Tempus Alba após uma visita in loco. O profissionalismo e cuidado com que tratam os vinhos se reflete até mesmo no atendimento durante as visitas. Mesmo chegando de bicicleta, suado e trajando uma bermuda surrada, durante uma alucinada experiência de Wine and Bike na fantástica Mendoza, fui tratado como o mais nobre dos visitantes. Acho que pensaram: esse louco deve mesmo gostar de vinhos, para vir aqui pedalando.
Na pequena vínicola (ou Bogeda, como dizem os hermanos), que já se destaca pela arquiterura da sua sede, os visitantes são recebidos por um dos enólogos e tem a oportunidade de fazer um breve curso que termina com um teste cego entre duas castas.
Enfim, depois que voltei ao Brasil e tive a grata surpresa de encontrar um vinho da linha Tempus, Cabernet, na prateleira de um mercado - isso mesmo: prateleira de mercado - , essa passou a ser minha vinícola de consumo mais frequente. Vinhos de baixo custo e que atendem perfeitamente ao dia-a-dia.
A linha Tempus Pleno, sempre em assemblage de Malbec e Cabernet Sauvignon, é, na minha opinião, um vinho muito superior a sua linha de preço (+ou- R$ 40,00). A safra de 2003 foi inclusive premiada com uma "Gran Medalla de Oro no concurso catador CMB 2006", mas eu só tive a oportunidade de provar garrafas de 2004 e 2005.
Dos varietais, da linha Tempus (que custam em média R$ 25,00) , me agradam mais o Cabernet Sauvignon e o Malbec.
A única garrafa de Syrah que provei me pareceu inferior aos demais, embora com uma complexidade aromática interessante que, ao meu leigo nariz de baiano, lebrou café e coco.
Mais informações sobre a vínicola podem ser obtidas no site: http://www.tempusalba.com/


2 comentários:

  1. Também estive na bodega Tempus em Mendoza,
    nas mesmas condições, pedalando e muito suado..
    Posso dizer que foi um dos lugare em que melhor fui tratado na Argentina, fantástica a forma com que o um membro da família dona da Bodega nos recebeu, ele disse ser apaixonado pelo Brasil e que estão tentando criar um vinho que agrade mais ao nosso público e clima...
    Também gostei muito de seus produtos, mas ainda não tive a oportunidade de compra-los no Brasil...
    Sou de BH, se puder me indicar um local agradeço. (guiadf@hotmail.com)

    Parabens pelo Blog.

    Guilherme Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, pelo que sei, os vinhos da Tempus são importados aqui pela Walmart. Aqui em Salvador normalmente encontro no Sam's Club.
    Realmente os caras lá na Tempus são demais. Estou precisando fazer uma nova visita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir