domingo, 15 de novembro de 2009

Os Ianques e sua irritante mania de padonizar tudo















Com essa tenho certeza que o Cmte. Bernard concordará. O mais viajado dos nossos amigos, após sua estadia de um ano na Alemanha e incansáveis viagens por quase toda a Europa (faltou a Grécia), atestará que, em qualquer lugar do mundo, o BIG MAC tem o mesmo sabor.
Este fato pode até ser considerado uma qualidade por aqueles que gostam de junk food ou por quem não quer se arriscar, num país exótico, a experimentar espetinho de gafanhoto ou ensopado de escorpião.
Entretanto, o problema aparece quando os americanos, exímios produtores de BIG MACS, tentam, como de praxe, impor seu american way of life e sua pobre cultura estandardizada ao resto do mundo.
E esta tentativa não tem sido diferente quando tratamos de vinhos.
De acordo com dados do Instituto do Vinho, “[...] em 1978 a Califórnia tinha 13.000 acres de uvas chardonnay; em 1998, 93.000. Durante o mesmo período, outras variedades começaram a desaparecer. Por exemplo, as plantações de petit sirah caíram de 13.000 acres para cerca de 2.700. Por volta de 1998, apenas duas uvas – chardonnay e cabernet sauvignon – eram responsáveis por 33% do total de uvas prensadas na Califórnia".
O que os Norte Americanos não percebem, ao empurrarem goela abaixo seus oleosos e mal feitos chardonnays e seus cabernet sauvignons potentes e cheios de madeira (lá neles), é que, em se tratando de vinho, o diferente é o excitante, o complexo é o instigante, o inesperado é o surpreendente. E que nada paga a expectativa de, ao abrir uma garrafa, descobrir o que vem além da uva.

7 comentários:

  1. "oleosos e mal feitos"?! Aí você pegou pesado! Postando coisas de Cuba e CHE e com esse discurso anti-americano, estamos criando o primeiro blog enocomunista que conheço. rsrsrs
    P.S.: Você reparou que já ganhou um inimigo? Vide o quadro de interação.
    Eu sei que sou suspeito, mas pode contar com meu apoio. Eu achei interessante, engraçado e... PRÊMIO NOBEL PRA OBAMA É PALHAÇADA!!!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu deveria ter usado as aspas. A descrição "oleosos e mal feitos" é de Karen Macneil (em A Bíblia do Vinho), que, diga-se de passagem, é americana e entende de vinho.

    ResponderExcluir
  3. Duvido que em Cuba ( um mulambo a ceu aberto ) o Big Mac seja como no resto do mundo! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Esse lixo imperialista nem entra em Cuba!!!

    ResponderExcluir
  5. Eh por isso que aquele povo de merda se f... tanto...

    ResponderExcluir
  6. André, a cabernet é a cepa tinta mais importante da Califórnia, sem dúvida. 1/4 das uvas tintas do estado são cabernet sauvignon. E embora os EUA sejam o quarto maior país vinicultor do mundo e o terceiro maior consumidor mundial de vinho, apenas 8% da população responde por 80% do consumo do vinho americano. (Fonte: Guia Ilustrado Zahar de Vinhos do Mundo todo)
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Cecília, agradeço muito a sua participação no nosso blog. A informação trazida é bastante interessante e comprova que, em termos de vinho, o paladar dos americanos está, no mínimo, viciado. Se não for cabernet sauvignon e não tiver as características "Robert Parkianas", não presta. Eis a mania de padronização. Por fim, sapiente da fonte da informação, desde já, mesmo sem conhecer o livro, também o indico.

    ResponderExcluir