terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entre Neandertais e Churrascos a "Roda dos Aromas"


















Historiadores contam que, desde que o homem é homem o olfato é dos seus sentidos o mais apurado e os cheiros exerciam, já nos Neandertais, grande fascínio. Ou os Neandertais não eram propriamente homens, ou viviam de nariz entupido. Como ficar fascinado com o constante cheiro de catinga saindo de baixo do braço? Lembremos que, naquela época, não se usava sabonete, shampoo, perfume. Há quem diga que sequer existia a prática de tomar banho. Não! Definitivamente, os aromas não agradavam naqueles tempos. Crível é a estória que diz que o interesse dos homens pelos cheiros se deu com o uso do fogo. O presente que nos foi dado pelo titã Prometeu possibilitou o nascimento dos primeiros churrascos. Pois é, o bom “churras” de Busca Vida remonta à Era do Paleolítico Posterior e do Neolítico, cerca de 500 mil anos antes de Cristo. Neste ponto podemos chegar a duas conclusões: (i) Se um homem da caverna aprendeu a fazer um churrasco, não tinha como Bernard não aprender; (ii) o cheiro de carne queimando sim, é fascinante. Logicamente que, de 500 mil anos para cá, evoluímos bastante. Não há dúvidas que o churrasco preparado por Bernard é muitas vezes melhor que o do homo ergaster, assim como o nosso olfato passou a ser muito mais apurado e exigente. Entretanto, em se tratando de vinhos, principal tema deste blog – relembre-se –, nosso olfato ainda se encontra na pré-história, na fase da descoberta. Exatamente por isso, com o fim de nos dar um Norte a seguir neste caminho evolucionário, apresentamos a “Roda dos Aromas”. Entende-la é fácil. Trata-se de três círculos concêntricos, nos quais foram organizados os aromas primários (mais genéricos), os secundários (pouco específicos) e os terciários (específicos demais), de dentro pra fora. Certamente que a prática leva à perfeição, mas, se você não conseguir encontra na sua taça de vinho nenhum dos aromas terciários, não se sinta um Neandertal, afinal, eles comiam churrasco, mas não bebiam vinho.

3 comentários:

  1. Boa, gordinho!!! Finalmente um texto bom por aqui e com um tema agradável. Espero q a "Era Vermelha" ja tenha passado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado companheiro gordinho. A "luta" - pelo aprendizado, é claro - continua.

    ResponderExcluir
  3. Vejam como é o ser humano: Basta dizer publicamente que o sujeito sabe fazer churrasco para ele se resgar em elogios!! rsrs
    O texto ficou realmente legal e muito útil. Abração

    ResponderExcluir